Dicas de boas práticas de consumo


Tudo o que precisas de saber, para não caires que nem um patinho durante neste Natal


Dicas enviadas por:

Evite fazer compras a partir de computadores públicos ou através de redes Wi-fi abertas. Os dispositivos públicos podem não ter recursos de segurança importantes, como por exemplo, um antivírus ou uma firewall, e podem estar expostos à possibilidade de terceiros poderem aceder aos dados do meio de pagamento que utiliza.


Escolha websites de lojas que oferecem vários recursos. Antes de pagar, dê uma vista de olhos em fóruns, opiniões e críticas do site em questão. Estes devem ser disponibilizados, assim como, informação detalhada dos produtos (fotos/vídeos), prazos de entrega, opções de pagamento, prazo de devolução do produto. Confira toda a informação de que precisa antes de pagar.


Não guarde os dados do seu cartão de crédito. Há muitas lojas online que permitem guardar os dados do seu cartão de crédito ou de débito. Até pode ser mais prático se for cliente frequente, mas não é recomendável. Isto porque se o website for atacado por hackers, outros utilizadores podem ter acesso aos seus dados.




Mantém-te protegido e seguro com as nossas 5 regras de ouro:

  • Tem atenção a ofertas abaixo do valor de mercado

  • Mantém a conversa dentro do chat do OLX sempre que possível.

  • Evita pagar antecipadamente. Opta pelas Entregas OLX com envios à cobrança.

  • Devido à situação de pandemia, relacionada com o Covid-19, sugerimos que optes pelos serviços de entrega OLX.

  • Verifica sempre o artigo antes de comprar.


Dicas enviadas por:
  • Ao aderir, nunca use um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece;

  • Se é a primeira vez que vai utilizar, sugerimos que veja os passos indicados em baixo e veja este filme;

  • Confirme o número introduzido na adesão porque ficará associado ao seu cartão e conta bancária, e permitirá a realização de operações na sua conta;

  • Nunca siga as instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY;

  • Nunca partilhe o PIN do MB WAY nem como forma de pagamento nem como garantia. O seu PIN (código de acesso de 6 dígitos) é pessoal e intransmissível e a sua divulgação permite a realização de operações na sua conta bancária;

  • Nem os bancos nem as entidades legitimas – como operadoras de comunicação ou de outros serviços – pedem, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não seja seu ou que não conhece. Se for contactado para este efeito não dê os seus dados e entre em contacto com o seu banco;

  • Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via SMS, mesmo que a origem do pedido aparente ser legítima;

  • Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via SMS;

  • Se for contactado para aderir ao MB WAY com um número de telemóvel que desconhece, interrompa de imediato essa operação, entre em contacto com o seu banco ou informe as autoridades;

  • Acrescente mais comodidade à sua vida de forma rápida e segura (link para a área de segurança MB WAY)



Dicas enviadas por:
Boas práticas de utilização da internet

Analise sempre se o site aparenta ser uma réplica exata de um site conhecido e verifique se tem o nome de domínio ou do site online ligeiramente diferente do habitual.

Suspeite de sites de compras que não tenham cadeado, cujo endereço não comece por https://

Procure sinais de alerta, como promoções obviamente muito boas para serem verdade e fique atento à forma e ao tipo de linguagem e aparência gráfica utilizada.


Saber identificar os tipos de fraude que existem online

Fraude Romance: o atacante utiliza sites de encontros, redes sociais ou através do envio de emails para estabelecer contacto.

Fraude Bancária: o atacante apodera-se de um cartão de crédito roubado e realiza compras online em nome da vítima.

Sites Fraudulentos: os sites fraudulentos são muito parecidos com os originais, o atacante utiliza o layout semelhante e altera o link da compra e induz a vítima em erro e fraude.



Segurança nos pagamento Online:

Recomendamos que todos os nossos clientes adotem uma abordagem preventiva. Pense que se algo lhe parece bom demais para ser verdade, é provável que tenha razão...

Antes de fazer uma compra, procure informações sobre o vendedor. Verifique se a loja é credível e confirme se o site é seguro.

Quando faz uma compra, evite utilizar acessos públicos e computadores partilhados. Muitas destas redes não são seguras e podem estar a guardar os dados do seu cartão.

Comunique as suspeitas de fraude às autoridades competentes.



Dicas enviadas por:
O nome do domínio do endereço da Loja Online

Cybersquatting: consiste no registro de nomes de domínio que utilizam marcas alheias e famosas, ou mesmo termos semelhantes, na sua composição (Ex: www.3d45gctt.com)

Typosquating: consiste no registro de nomes de domínio contendo pequenos erros de grafia, visando a distração do internauta (Ex.: www.vctt.com - a letra "v" é vizinha da letra "c", seguindo-se o nome da marca original conhecida).


A idoneidade da Loja Online

Pesquise na internet pelo nome da empresa experiências de outros internautas ou procure informação junto de fóruns de discussão.


Políticas de devolução da Loja Online

Os internautas deverão estar atentos às politicas de devolução praticadas pela Loja Online de forma a evitar surpresas quer com o processo logístico quer com a restituição dos valores pagos.



Dicas enviadas por:
  • Antes de pagar, certifique-se que os dados do vendedor são fidedignos;

  • Se desconfiar do negócio, investigue antes de pagar;

  • Desconfie se o preço do artigo está claramente desvalorizado;

  • Procure referências do vendedor

  • Contacte a entidade de pagamento se estiver desconfiado do negócio


Dicas enviadas por:
Garante que estás a fazer uma compra segura

Uma rede pública (em cafés, por exemplo) está mais exposta aos hackers informáticos. Garante que a fazes a tua compra online numa conexão segura.


Lê cuidadosamente os termos e condições

É essencial conheceres as condições de venda das Lojas onde fazes as tuas compras, mesmo as “letrinhas pequenas”.


Compara produtos com as mesmas especificações

Evita teres as tuas expectativas defraudadas. Analisa atentamente as especificações do produto que procuras para teres a certeza que é o ideal para ti.


Consulta a evolução dos preços nos últimos tempos

Não caias em preços inflacionados. Usa o Histórico de Preços do KuantoKusta para saber se o desconto é realmente imperdível.


Compara os preços praticados pelas Lojas

Garante que estás a comprar pelo melhor preço. Usa o KuantoKusta para descobrires as melhores oportunidades.



Participação e apoio de influencer: