Guia de compras em segurança


Com a tecnologia em permanente mudança e evolução, é fundamental estares sempre a par das novas formas de utilização das ferramentas digitais, bem como de novas tendências e perigos online.

Por isso, o Portal da Queixa reuniu as principais dicas de consumo seguro. Graças ao movimento social de literacia digital #NãoSejasPato, as tuas compras online podem ser feitas com maior conhecimento e segurança.

O objetivo principal do movimento #NãoSejasPato é aumentar o conhecimento e a capacidade dos consumidores portugueses para comprarem em segurança através da internet. Com um aumento exponencial do e-commerce, mas também dos ciberataques, é absolutamente fundamental que os consumidores consolidem a sua literacia digital para contornar os perigos que espreitam a cada clique.

Enquanto comunidade online de consumidores, entendemos ter o dever de contribuir para uma sociedade mais consciente e informada, onde todos os intervenientes participem na construção de um ecossistema de consumo justo e equilibrado.



1. O acesso à internet

Para aceder a lojas online, seja através do computador ou do telemóvel, é essencial ter em atenção se estamos conectados a uma rede fidedigna. Portanto, tem cuidado com os pontos de acesso públicos à internet, como por exemplo os centros comerciais, os transportes públicos ou restaurantes. Através da ligação à internet, por via de uma rede pública, podes estar a fornecer o acesso às tuas contas bancárias e permitir a instalação de pequenos fragmentos de código conhecidos como Trojan Horse (cavalo de Troia), que passam a controlar o teu equipamento em modo fantasma. Opta sempre por aceder através de dados móveis, quando pretenderes efetuar uma compra online.



2. Distinguir um site fidedigno de um falso

Este talvez seja o maior desafio do comum dos consumidores. É um processo de análise que requer alguma experiência, conhecimento e perícia. O ideal será sempre optar por lojas online de reconhecida idoneidade, contudo, mesmo optando pela marca mais conhecida, não somos alheios ao engano. É fundamental ter em atenção às variações nos nomes dos URL (endereço do site) uma vez que, muitas vezes há trocas acidentais de letras nos nomes das lojas para enganar os visitantes, ao escreverem mal os nomes das lojas. Por exemplo, trocarem o nome de www.worten.pt para www.wortem.pt.

Procura sempre aceder a sites que contenham certificado de segurança (SSL), que se encontra ao lado do endereço (URL) sob forma de um cadeado, acompanhado pelo protocolo de acesso https://, onde a letra “s” representa que o site é seguro. De salientar que os certificados podem ser adquiridos com dados falsos, contudo é sempre mais uma barreira que os criminosos têm de ultrapassar.



3. Pesquisa (sempre) antes de comprar.

A pesquisa é, atualmente, a maior aliada dos consumidores para evitarem ser enganados. Além de gratuita, serve para eliminar potenciais burlas, através da partilha de experiências de outros consumidores e pode ser efetuada tanto pelos motores de pesquisa como o Google, como por plataforma de partilha entre consumidores como o Portal da Queixa. Acredita, uma pesquisa na plataforma pode evitar que caias que nem um patinho em armadilhas online.

A capacidade de pesquisar antes de comprar, pode ser altamente lucrativa na comparação de preços de venda. Com o constante aumento da oferta através da internet, é normal encontrar preços diversos para o mesmo produto. O acesso a plataformas como o KuantoKusta, podem representar uma enorme redução do custo de aquisição da sua compra, além de lhe conferir mais confiança na escolha do vendedor.

Procura sempre pelos dados do vendedor, como a morada, a designação social e um telefone fixo. No caso de a compra não correr como esperado, sem estes elementos não conseguirás identificar o proprietário do negócio e salvaguardar os teus direitos enquanto consumidor. A maioria das lojas online no Facebook e Instagram, são de vendedores particulares, por isso, opta sempre por comprar a empresas devidamente registadas.



4. Lê sempre com atenção os termos e condições de venda.

Antes de avançarmos para o carrinho de compras, é essencial estar atentos às políticas de devolução praticadas pela Loja Online de forma a evitar surpresas quer com o processo logístico quer com a restituição dos valores pagos. Os CTT, que são responsáveis por mais de 50% da entrega das encomendas em Portugal, aconselham que verifiques sempre os prazos de entrega antes de comprar, para teres a certeza de que a tua encomenda chega no tempo expectável. Lembra-te que dispões de 14 dias para devolver o produto em caso de arrependimento, no entanto, deves de estar a par das condições de devolução, para que não te cobrem os custos de envio.



5. O mais importante: o pagamento.

Utilizar um método de pagamento seguro, rápido e de fácil identificação é essencial para reduzir o risco de tornar a compra num pesadelo. A transferência bancária continua a ser a forma mais segura de efetuar um pagamento, pois identifica o nome do titular da conta para quem está a transferir dinheiro (daí que seja tão importante saber o nome da empresa por detrás da loja onde estás a comprar). No entanto, como este é um processo que obriga a deslocações, existem outras opções muito seguras e mais confortáveis:

  1. o pagamento por referência multibanco é bastante fácil de utilizar e não obriga ao fornecimento de dados pessoais. A euPago, entidade de gestão de referências bancárias aconselha sempre que antes de pagar, vejas se os dados do vendedor são fidedignos ao pesquisar pelas referências fornecidas;
  2. o pagamento por Paypal pode representar uma vantagem em caso de litígio, tendo em conta que pode abrir uma disputa junto deste, com vista a ser ressarcido do seu valor;
  3. com mais de 4,5 milhões de utilizadores, o MB WAY é uma das formas mais tecnológicas e seguras de efetuar pagamentos interbancários para compras online. Além de permitir gerar cartões de crédito virtuais, que eliminam o roubo de dados, permite também transferências imediatas, com vista a tornar o processo de compra mais rápido e eficaz. Contudo, deves ter em conta nunca deves partilhar o teu PIN do MB WAY, nem como forma de pagamento, nem como garantia. O teu PIN (código de acesso de 6 dígitos) é pessoal e intransmissível e a sua divulgação permite a realização de operações na tua conta bancária;
  4. os pagamentos contra entrega, permitem que os artigos sejam pagos somente no ato da entrega, o que torna todo o processo mais seguro. No caso de efetuares a compra diretamente a particulares, através das redes sociais ou de plataformas como o OLX, deves ter especial atenção para utilizar apenas este meio de pagamento, de forma a garantir que recebes a encomenda – por esse motivo, a plataforma criou uma solução mais adequada para envio, ou receção dos artigos, através do CTT expresso e-commerce.


6. O momento em que recebes a tua encomenda!

Quando recebes a encomenda certifica-se sempre o estado da embalagem. Caso esta esteja danificada, tens duas opções:

  • rejeitar a encomenda e declarar na guia de transporte ao estafeta que "Não recebi a encomenda porque a embalagem está danificada". Tira uma fotografia, onde seja possível visualizar o código da encomenda e contacta de imediato a loja onde efetuaste a tua compra;
  • receber a encomenda fazendo a mesma ressalva na guia que o estafeta te pede para assinar. Fotografa a embalagem antes de abrir e o conteúdo em vários ângulos. Após verificar o estado dos produtos, entra em contacto com o vendedor num prazo máximo de 24h. Em ambos os casos, convém guardar todas as comunicações com o vendedor (emails, fotografias, telefonemas, etc).


7. Partilha a tua experiência com outros consumidores

A partilha é fundamental para aumentar o conhecimento e a segurança junto de outros consumidores que irão certamente procurar por experiências como a tua, antes de decidirem comprar. Além dessa vantagem, as avaliações de satisfação são um importante mecanismo para as marcas melhorarem os seus processos de venda e atendimento ao cliente. Sem eles, não é possível ter uma real percepção do estado do mercado.

Se a coisa não correr bem, começa por reclamar diretamente com o vendedor, se mesmo assim não se resolver, pode sempre recorrer a entidades como o Portal da Queixa.

Caso seja um caso de burla ou fraude informática, além de relatares a tua experiência online, faz SEMPRE a queixa às autoridades policiais como a GNR ou a PSP.


Boas compras em segurança!